A maioria dos corpos a nossa volta modifica suas dimensões com as mudanças de temperatura. As dimensões dos corpos, como objetos metálicos, por exemplo, aumentam quando são aquecidos eu resfriados mas essa variação é tão pequena que, na maioria dos casos, não percebemos.


Dilatação dos Líquidos

Os líquidos não apresentam forma própria (são amorfos), ou seja, caracterizam-se por possuirem a forma do recipiente em que estão contidos, então temos que verificar a dilatação volumérica do recipiente e do líquido nele contido.

Consideremos um frasco completamnete preenchido com um líquido e submetido a um aumento de temperatura. Por causa dilatação térmica sofrida pelo líquido o volume transborda e recebe o nome de dilatação aparente. Dizemos que tal extravasamento é operante, pois o recipiente também dilatou.
   
As moléculas da água no estado líquido com o movimento desordenado ocupam um espaço menor em relação ao mesmo volumede água no estado sólido. Neste estado, as liações de hidrogênio mantêm as moléculas separadas.

Todos os fluidos (líquidos e gasosos) trocam calor por meio de suas moléculas. Esse mesmo tipo de movimento acontece com a água de um lago com superfície resfriada por causa do frio extremo. As moléculas da superfície resfriam-se, diminuindo de volume, e sua densidade, portanto, aumenta. Por ser mais densa, essa porção de água desce ao fundo do lago, subindo para a superfície a outra porção de água menos densa. E assim as moléculas vão se resfriando com o passar do tempo, o conjunto das moléculas da água do lago vão se aproximando da temperatura ambiente.

Fonte: Livro didático.


Por: Luana Campos       Nº  26                  2º A


Deixe um comentário